quarta-feira, 11 de julho de 2007

_YORY_


Muitas vezes visitei algumas tribos pelo Brasil, quase todo ano eu ia para Rondonia (familiares que amo lá habitam)Faz uns anos que não vou.
Pois em uma das ultimas vezes tive visitando uma tribo, e la aconteceu um fato curioso. A tribo dos cinta larga, no riozinho proximo de Cacoal Ro. lá estava eu, conversando com os índios e tal estudando um pouco das formas de perfurações deles. e com um deles conversava mais intrincadamente (falo pouco do tupy e o dialeto é variavel) mas que quer se entende né. este indio mais novo possuia uma tattoo de um taço de um lado ao outro do rosto. neste dialeto tatuagem na face se chama Yori. pois mais ao fundo eu conversava com um indio um pouco mais velho já com dois traços yori na face. e durante toda esta tarde, eu via lá ao fundo uma senhora india. sempre a me vigiar. de cara fechada sem dar abertura. apenas me fitava mexendo seu caldeirãp. como uma velha bruxa mesmo. pois entao segui mais profundamente conversando com outro velho indio que achava eu ser o chefe da tribo, o Cacique. este tinha uns 3 traços de yori na cara , um cruzando como que o bigode. outro noqueixo e um na testa. com este me senti um pouco mais avotade de pedir para falar com a velha india. durante todo o tempo , integralmente eu ficava rodeado de indiozinhos, a criançada pira né nun tatuado doido,vindo da civilização, metido no meio de uma tribo no meio da amazonia. mas entao com certo custo consegui e fui apresentado a senhorona, e ao chegar bem próximo, notei que ela era a que possuia mais yori na face , ums 5 ou 6 traços bem mais antigos e carrancuda parou me olhou (e neste momento notei a criançada toda escondida atras de mim, o senhor de cabeça baixa) entau ela sitou umas rispidas e palvaras e em poucos segundo la estava apenas ela e eu... a criançada correu. ela disse algumas palavras para mim e sorriu. Até hoje não sei ao certo o que ela disse, mas me fez bem. e na sequencia descobri que ela era a chefe, ela era A Cacique...
A velha era quem mandava, a mais sábia a chefe.
A sabia YORI.

2 comentários:

Flavia Melissa disse...

atualizaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

N. Ferreira disse...

Nossa, imaginei a cena na minha cabeça, você com seu chapéu preto de redneck, em meio a um bando de índios, e um toque de Sebastião Salgado dando um colorido especial à imagem.

Fantástico!